Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

Projeto de Alimentação






UMEI “LUIZ AUGUSTO AGUIRRE SILVA”
Rua Ruben Braga  - S/N - Boa Vista – Vila Velha – ES
Tel.: 33493116




                    PROJETO IDEALIZADO POR PATRÍCIA P.PEDRINI

 Projeto: Comendo com Arte e conhecimento

Público alvo: turmas do jardim ao pré
Duração: ano todo

Justificativa:
O projeto surgiu da necessidade de se trabalhar junto aos alunos o horário de lanche, cuidados com a higienização das mãos antes do lanche, a aceitação e valorização do cardápio da escola, e pesquisa através de votação sobre o lanche servido na escola.
Segundo Ferreira (2003) “A alimentação faz parte do processo educativo e é uma parte importante do desenvolvimento infantil... A escola e a família devem pensar juntas sobre a alimentação da criança” (pág.128).
O trabalho com alimentação representa muito mais que o simples ato de comer. Nós nos preocupamos com a construção de hábitos alimentares saudáveis, de forma lúdica e prazerosa.

Objetivos:
·       Ser capaz de colocar em prática os hábitos de higienização antes da refeição;
·       Ter oportunidade de conhecer melhor os alimentos de consumo diário no ambiente escolar;
·       Que os alunos possam opinar sobre a “satisfação” ou “não” do alimento oferecido a ele, através de pesquisa “votação”.

Etapas Previstas:

1)Lavagem das mãos:
Organizar as turmas na hora da lavagem das mãos, em fila e coordenadas por adulto.

2)Todos à mesa:
Todos com as mãos lavadas a Professora de Apoio começa a falar do ato de comer e logo em seguida apresenta os novos amigos que ajudarão, a saber, mais dos alimentos que consumimos na escola.
Os senhores “gosto”                 e “não gosto”
Fichinhas com a expressão de contentamento ou não.
Apresentados “gosto” e “não gosto” a professora dirá que após todos lancharem eles poderão votar e dizer o que acharam do lanche e o importante que só poderá votar quem lanchou.
A professora fala do lanche do dia, através de história.

3)Hora do Lanche:
Lembrar para que não deixem cair alimento no chão, não pegar o que não conseguem comer para evitar o desperdício do alimento e mastigar com calma.

4)Pesquisa:
Depois do lanchar, os alunos devem pegar uma das carinhas e colocar na caixa correspondente:
Caixa de texto: “Gosto” 



“Não gosto”
 








5)Levantamento:
Em um cartaz no refeitório todos da escola acompanharão qual é o lanche que todos mais gostam e aquele que menos tem aprovação.


Avaliação:
Através da pesquisa levantamentos,reflexões,participação e entusiasmo dos alunos.


Embasamento teórico:

Coleção Construindo o dia-a-dia – Coordenação Pedagógica:Melissa Probst Stamm – Edições Sabida
Os fazeres na Educação Infantil/organizadores Maria Clodilde R. Ferreira...- 6ª ed. – São Paulo:Cortez,2003.


Anexos:

Cartaz: para acompanhamento do resultado diário da pesquisa;
19/05
20/05
21/05
22/05
23/05
Milk shake
c/biscoito
Suco de caju
c/bolo simples
Torta de frango
suco de abacaxi
feriado
feriado
Total
Total
Total
Total
Total






26/05
27/05
28/05
29/05
30/05
Vitamina mista
Biscoito c/maçã
Torta de legumes
Suco de abacaxi
Cachorro quente
de carne moída
Bolo e suco
Pão c/queijo
Suco de goiaba
Bolo de cenoura
Suco de acerola
Total
Total
Total
Total
Total










Caixa: caixa de papelão,papel para enfeitar (seda);
Carinhas: 04 folhas de cartolina dupla face amarela, tesoura,imprimir carinhas;
Histórias sobre alimentação
Cardápio do mês

Momento de votação da qualidade do lanche